quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

AMM encerra as atividades do ano com boas perspectivas para 2014.

AMM encerra as atividades do ano com boas perspectivas para 2014


21 de Dezembro de 2013



Pauta com todas as reivindicações da região será elaborada para que sejam cobrados prazos e soluções das autoridades federais e estaduais

Os prefeitos da Associação dos Municípios das Missões (AMM), congregada por 26 municípios se reuniram na sexta-feira, 20 de dezembro, em Salvador das Missões, para uma avaliação das ações desenvolvidas pela Associação neste ano, bem como a execução dos projetos previstos para 2014. O prefeito anfitrião, Jair Luiz Henrich abriu a assembleia mensal com boas vindas a todos os convidados. Ele anunciou que, apesar das dificuldades enfrentadas no início da gestão, a situação do município melhorou muito devido ao trabalho de toda equipe da administração municipal. "As notícias boas não param de chegar. Entre as nossas conquistas está a construção do pórtico, a aquisição de uma nova ambulância, destinação de emenda parlamentar, e especialmente o fato de conseguirmos fechar o ano com as contas em dia", comemorou. Apresentações artísticas com talentos locais também integrou a programação.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da AMM, René José Nedel e todos os prefeitos tiveram a oportunidade de se manifestar. Além dos pleitos que estão em andamento, a Associação vai montar uma pauta com todas as reivindicações regionais para encaminhar aos órgãos competentes. O objetivo é cobrar com mais rigor das autoridades federais e estaduais, soluções para as necessidades da região das missões.

Daer

Mais mobilização e pressão dos prefeitos da AMM e outras lideranças junto ao governo do Estado, Secretaria Estadual de Obras e Daer, para que as obras nas rodovias e estradas da região missioneira saiam do papel e sejam viabilizadas antes de abril do próximo ano.

Famurs

Muitos municípios serão penalizados por não fecharem o ano com as contas equilibradas, conforme determina a legislação, pela falta de recursos em conseqüência da diminuição na arrecadação de impostos, entre eles o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os prefeitos solicitaram uma ação mais imediata da Famurs junto aos governos federal e estadual para a liberação dos recursos, além de um atenção especial às necessidades da região.

CNM

Será encaminhada uma moção ao presidente da CNM, Paulo Ziulkoski em agradecimento ao apoio constante na luta pelos municípios. Também será enviado um convite para que até março de 2014 Ziulkoski se reúna com os prefeitos missioneiros na sede da AMM, com o propósito de motivar e orientar quando a elaboração de uma pauta de reivindicações, que será apresentada no próximo ano durante a Marcha dos Prefeitos em Brasília.

Eletrificação rural

Foi sugerido que o governo federal crie um programa na área de eletrificação rural para melhor distribuição de energia elétrica e aumento de carga, considerando que em diversos municípios da região a economia gira em torno da produção leiteira e os produtores precisam ordenhar e armazenar o leite. Os resfriadores não estão mais suportando a capacidade da carga de energia muito baixa, muitas vezes resultando na falta de energia elétrica nas propriedades.

Turismo missioneiro

A AMM vai se organizar para criar um projeto de turismo integrado de forma que todos os municípios possam ser contemplados com a visita de um maior número de turistas, proporcionando o crescimento da economia local e regional. A iniciativa trará mais desenvolvimento e também vai ajudar na captação de recursos para fomentar o setor.

Ferrovia Norte-Sul

A proposta do traçado missioneiro já está incluída nos estudos de viabilidade da ferrovia Norte-Sul. A comissão integrada por prefeitos e vices da AMM vai continuar a mobilização, agora junto ao governo federal. A audiência com o ministro dos Transportes está prevista para fevereiro de 2014.

Representantes missioneiros nos governos

Foi sugerido que a região trabalhe para ter deputados missioneiros na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Com representantes nos dois poderes os 26 municípios terão mais força no atendimento de seus pleitos.

Em 2014 a primeira assembleia da Associação dos Municípios das Missões será realizada em março, quando terá a eleição da nova diretoria da entidade. Para o atual presidente da AMM e também prefeito de Cerro Largo, René José Nedel, a união entre os 26 prefeitos missioneiros é que vai tornar a Associação cada vez mais forte. "Nossa próxima reunião mensal acontecerá em março, mas até lá, continuaremos lutando para que as demandas municipais e regionais sejam atendidas", assegurou Nedel, que, pela terceira vez, preside a AMM. Participaram do encontro prefeitos, vices, primeiras-damas, secretários municipais, vereadores, imprensa, rainha e princesas de Salvador das Missões, secretário executivo do Detur, secretário executivo e equipe da AMM, entre outros convidados.



quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

SEQUESTRADO MILIONÁRIO DA MEGA SENA.

Ganhador da Mega Sena , o Baiano
ganhador e seu irmão foram sequestrados
antes de viajarem de Guarulhos para sua
Terra Natal.

Mais de 3 meses com o dinheiro a sua disposição 
na CEF o ganhador tentou levar sua vidinha modesta
de Pedreiro sem despertar maiores curiosidades.

Resgatados pela Policia ambos se encontram bem
e com os R$7.800.000,00 a disposição na conta.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

ENCERRAMENTO DO NATAL LUZ MISSIONEIRO.

Industria Musical será o grande atratativo
nesta noite de segunda feira 23 de dezembro,
encerrando o Natal Luz Missioneiro edição 2013.

Um grande sucesso de presença e participação
de publico,tanto da cidade como das cidades vizinhas.

Muitas pessoas de diversas cidades da região estiveram
visitando Cerro largo e daqui saíram impressionados
com a Beleza da ornamentação Natalina e com
a grande participação popular na Praça da Matriz.

COMÉRCIO ANIMADO COM ÀS VENDAS DESTE NATAL.

Parte da  decoração Interna da Loja Differenza.


domingo, 22 de dezembro de 2013

sábado, 21 de dezembro de 2013

NATAL LUZ MISSIONEIRO.

Neste sábado a atração na Praça da Matriz será
o Show com o Grupo Estampa Crioula, às 21 horas.
O Grupo Teatral Ativar apresentará à partir das
20:30 horas a peça "Paradoxo da Evolução"com
apoio da UFFS.

No domingo continuam às atrações com inicio às 16 horas.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

AMM REALIZA ULTIMA REUNIÃO DO ANO NA SALVADOR.

Salvador das Missões sediará a última
reunião do ano da AMM-Associação dos
Municipios das Missões à partir das 9 horas 
da manhã.


quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

CALOR AUMENTA E EXPECTATIVA DE CHUVA TAMBÉM.

Os termomêtros tem passado fácil dos
35 graus na parte da tarde aqui em Cerro Largo
nesta semana que antecede o Natal.

Depois dos 52 mm da última sexta (13/12)
espera-se um novo volume de chuvas para
esta semana ainda.

Com o sol castigando por demais , se faz
 necessário mais uma chuvinha para dar
uma amenizada e colaborar com a agricultura.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

FURGÃO COM CIGARROS É INTERCEPTADO.

Um furgão monitorado por GPS foi
interceptado  na RS 168 ,trecho Roque Goznales
São Luiz Gonzaga agora a tarde por volta das 15:3o hrs.
Carregado com aproximadamente 20mil maços de cigarro.

O motorista foi feito refém dos meliantes .
A Policia e Brigada Militar foram avisados e 
já estão na  investigação e persiguição aos
assaltantes.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

FESTIVAL DO SORTE DO LIONS CLUBE.

Nesta quarta feira o Lions Clube realiza o
tradicional Festival do Sorvete.

Numa iniciativa do Lions Clube de Cerro Largo,
é mais uma programação para a criançada se
divertir .

Muitos brindes e premios serão distribuidos
na Praça da Matriz.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

SHOW DE ELTON SALDANHA É HOJE.

O Show de ELTON SALDANHA 
será ofertado ao público regional logo
mais à noite na Praça da Matriz.

Devido a chuvarada de 6ª feira,
o Show foi transferido para esta segunda feira.

domingo, 15 de dezembro de 2013

NOTICIA BOA PARA FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS.



PIB gaúcho cresce 3,6% no trimestre e 6,6% no acumulado

Indústria e serviços puxaram o crescimento, apontam dados da FEE

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul cresceu 3,6% no terceiro trimestre de 2013, na comparação com mesmo trimestre do ano anterior. Os dados do PIB Trimestral gaúcho foram apresentados nesta terça-feira pelo economista Martinho Lazzari, da Fundação de Economia e Estatística (FEE) que destacou que as grandes novidades do terceiro trimestre foram a indústria e serviços que puxaram o crescimento do Estado. A indústria se expandiu 4,9%, impulsionada pelo bom resultado da indústria de transformação, que cresceu 5,5%, com destaque para as atividades de máquinas e equipamentos (21%), veículos automotores (27,5%), borracha e plástico (15,7%) e refino de petróleo (33,4%).

A construção civil cresceu 3,6%, e as demais indústrias, 3,7%. O setor serviços teve um acréscimo de 4%, com todas as atividades. O comércio aumentou 4,1%, com destaque para material de construção e equipamentos de informática. Lazzari atribui o crescimento no comércio ao aumento do crédito para pessoa física que atingiu 18% no Estado mais do que no Brasil que foi de 16,5%. Outro fator apontado pelo economista é a diminuição da taxa de inadimplência no Rio Grande do Sul que foi de 3,1% enquanto que no Brasil o índice é de 4,6%. A atividade de transportes cresceu 11%, incentivada pelas demandas da agropecuária e da indústria de transformação. Os aluguéis aumentaram 2,5%, administração pública, 2,7%, e demais serviços, 3,6%. Passados os efeitos positivos da safra de verão, a agropecuária caiu 8%.

No acumulado do ano, de janeiro a setembro de 2013, comparado com igual período do ano anterior, o PIB gaúcho cresceu 6,6%. A agropecuária cresceu 48%, com grande destaque para os aumentos de produção da soja e do milho. A indústria expandiu-se 2,9% e a de transformação cresceu 3,4%, amparada nos aumentos de produção das atividades de máquinas e equipamentos (9,6%), veículos automotores (19,9%), borracha e plástico (12,9%), de bebidas (12,6%) e refino de petróleo (25,4%). Já a construção civil cresceu 2,7% nessa base de comparação. Os serviços expandiram-se 3,1%. O destaque foi novamente a atividade de transportes, com aumento de 6,3%. O comércio cresceu 3,4%, impulsionado pelos aumentos das vendas dos ramos de material de construção, equipamentos de informática e vestuário e calçados. Os aluguéis cresceram 2,4%, a administração pública, 2,7%, e os demais Serviços, 2,7%.

No acumulado em 12 meses contra o mesmo período anterior, o PIB do RS cresceu 4,9%. A agropecuária aumentou 39,1%, a indústria, 0,9%, e os serviços, 2,7%. No 3° trimestre contra o trimestre imediatamente anterior, com ajuste sazonal, o PIB do Estado caiu 1,6%. A agropecuária retraiu 5,6%, a indústria mostrou estabilidade (0,0%), e os serviços cresceram 1%.



sábado, 14 de dezembro de 2013

SÁBADO LINDO DE SOL NA CAPITAL REGIONAL DA CULTURA.

Cerro Largo amanheceu com um DIA que promete
muito SOL e calor. 
Natural para esta época.
Exelente para os agricultores e toda a área
de produção de alimentos.
Riqueza que brotará do nosso solo e será
distribuida em breve apra todos nós.

Logo mais à noite teremos às atrações do 
Natal Luz Missioneiro na Praça da Matriz.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

CHUVA ATRAPALHOU PROGRAMAÇÃO DO NATAL LUZ.

Uma linda chuvarada de 52 mm cancelou toda 
a programação do Natal Luz Missioneira nesta
noite de sexta.

O que dizer.
Não teremos o Show de Elton Saldanha ,
mas em coimpensação teremos uma lavoura
com grande produção e isto quer dizer,
recursos financeiros para todos os municipios
de nossa região.

Chuva sempre é bemvinda.

Agradecer a DEUS e deixa tudo para
a  noite de sábado e domingo.

SHOW DE ELTON SALDANHA HOJE NA PRAÇA DA MATRIZ.

ELTON SALDANHA SHOW  será agrande
atração do NATAL LUZ MISSIONEIRA nesta
noite de sexta feira.

Com o Patrocinio do SICREDI UNIÃO que
sempre aporta recursos para ótimos shows 
nas edições do Natal Luz Missioneiro.

Um grande público será esperado para
logo mais à noite na Praça da Matriz.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

POLÊMINCA SOBRE O MONUMENTO NA PRAÇA DA MATRIZ;

Parece que está havendo um acerto para
resolver esta polêmica sobre o Monumento
em homenagem aos 100 anos do Cooperativismo.

O Sicredi vai desmanchar o acesso concretado
em volta do monumento e deixará sómente o
mesmo com os 12 m/2 como foi projetado e 
enviado a Câmara Municipal e devidamente aprovado.

A boa notícia a ser confirmada é que o SICREDI
irá investir mais R$200 mil em nossa Praça Matriz
em seu embelezamento e manutenção de outras
da mesma. 

Parece que o Chafariz será comtemplado
e outras obras  mais poderão ser melhoradas e conservadas.

Realmente é uma ótima notícia.

Melhorar e conservar , mostrando o espírito de
participação e enganjamento com a Comunidade
regional fará com que o SICREDI receba toda
a adimiração de todos nós e reestabeleça aquele clima
de confiança, que aliás sempre teve de todos.


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

CERRO LARGO NOS JOGOS CULMEY.




Jogos Internacionais Carlos Culmey 2013

Cerro Largo termina competição em 8º lugar na colocação Geral



            Entre os dias 6, 7, 8 de dezembro de 2013, Cerro Largo participou da XXX edição dos Jogos Internacionais Carlos Culmey, realizado na cidade Argentina, Capiovi, província de Missiones. 


            O município fez-se representar em 14 modalidades, com mais de 100 atletas, ficando na 8º lugar  colocação geral, dentre os 15 Municípios participantes, sendo, 9 brasileiros e 6 Argentinos. 


            Cerro Largo obteve as seguintes colocações: 1º lugar Bolão Masculino, 2º lugar Maratona Masculino, 4º lugar Bocha Masculino, 4º Futsal Masculino, 4º lugar Futsal Feminino, 4º lugar Vôlei de areia Masculino. As demais categorias, não figuraram entre os 6 primeiros colocados. 



            A Administração Municipal, através da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer, do Conselho Municipal de Esporte, agradecem a todos os atletas, comissão técnica, e aos que se fizeram presente acompanhando e torcendo, pela belíssima participação, pela compreensão e pelo ótimo comportamento, tanto nos alojamentos quanto nos jogos. Parabéns a todos e a todas.


            Lembrando, que já estamos em preparação para o XXXI Jogos Carlos Culmey, que será realizado nos dias 21, 22 e 23 de Março de 2014, na cidade de Palmitos, SC.




      

domingo, 8 de dezembro de 2013

UFFS ADERE AO SISU PARA O PROCESSO SELETIVO EM 2014.1.




Sex, 06 de Dezembro de 2013 -SITE UFFS

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o ingresso nos cursos de graduação a partir de 2014. Até então a instituição utilizava a nota do Enem em um processo seletivo próprio. O anúncio foi realizado pela Reitoria em coletiva à imprensa na manhã desta sexta-feira (06), na oportunidade a instituição também lançou o edital do processo seletivo.
De acordo com o Reitor, Jaime Giolo, “aderir ao SiSU é algo absolutamente natural para a UFFS, pois agora faremos parte de um plano nacional que representa a democratização do acesso à educação superior pública brasileira”.
Para o Processo Seletivo 2014.1 a UFFS oferece 1.590 vagas, em 36 cursos de graduação de cinco campi da instituição: Laranjeiras do Sul e Realeza (PR), Cerro Largo e Erechim (RS) e Chapecó (SC). A UFFS optou por oferecer, nesta primeira edição de 2014, apenas as vagas com entrada no início do ano. Para as vagas com entrada no segundo semestre letivo, será realizado outro processo seletivo.
O Reitor afirma que a adesão ao SiSU não afeta a política de reserva de vagas da instituição. “Continuaremos com o mesmo sistema. Ocorreram algumas modificações, como na porcentagem de vagas destinadas aos alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas, mas essa alteração se deu em decorrência do novo censo escolar, que alterou esse panorama nos três estados do Sul”, frisa. De acordo com o último Censo Escolar, no Rio Grande do Sul a porcentagem de alunos matriculados em escola pública é de 91%, no Paraná 89% e em Santa Catarina 86%.
O Pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida, observa que outra alteração para esse processo seletivo é nas vagas reservadas para quem cursou parcialmente o ensino médio em escolas públicas. “Neste processo seletivo, 2% das vagas serão reservadas a esse grupo. Essa alteração se dá em função do número de candidatos que optaram por essas vagas no último processo seletivo da instituição. Isso está previsto na resolução que aprovou a política de reserva de vagas da UFFS”, explica.
Ainda de acordo com o Pró-reitor, a UFFS permanece utilizando como requisito para concorrer as vagas que o candidato não zere em nenhuma disciplina na prova do Enem e nem tire menos que 300 na redação.
O período para inscrição no SiSU ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação. Acompanhe as novidades pela página da UFFS, pela página do SISU (http://sisu.mec.gov.br/) ou pelas redes sociais da UFFS: www.facebook.com/uffsonline e www.twitter.com/uffsonline.
O edital com todas as instruções está disponível AQUI
Confira os cursos e as vagas ofertadas pela UFFS no Processo Seletivo 2014.1 – SiSU:
Campus Cerro Largo (RS)
Agronomia (Bacharelado/Integral) – 50; Administração (Bacharelado/Integral) – 50; Ciências Biológicas (Licenciatura/Integral) – 60; Engenharia Ambiental (Bacharelado/Integral) – 50; Física
(Licenciatura/Noturno) – 30; Letras - Português e Espanhol (Licenciatura/Noturno) – 30; Química
(Licenciatura/Noturno) – 30;
Campus Chapecó (SC)
Administração (Bacharelado/Matutino) – 50; Ciência da Computação (Bacharelado/Matutino) – 50; Ciências Sociais (Licenciatura/Noturno) – 50; Enfermagem (Bacharelado/Integral) – 40; Engenharia Ambiental (Bacharelado/Integral) – 50; Filosofia (Licenciatura/Noturno) – 50; Geografia (Licenciatura/Matutino) – 30; História (Licenciatura/Matutino) – 50; Letras - Português e Espanhol (Licenciatura/Matutino) 30; Matemática (Licenciatura/Noturno) – 40; Pedagogia (Licenciatura/Matutino) – 50;
Campus Erechim (RS)
Agronomia (Bacharelado/Integral) – 50; Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado/Integral) – 50; Filosofia (Licenciatura/Noturno) – 50; Geografia (Licenciatura/Noturno) – 50; História – (Licenciatura/Noturno) – 50; Pedagogia (Licenciatura/Noturno) – 50; Ciências Sociais (Licenciatura/Noturno) – 50;
Campus Laranjeiras do Sul (PR)
Agronomia (Bacharelado/Integral) – 50; Ciências Econômicas (Bacharelado/Integral) – 50; Engenharia de Alimentos (Bacharelado/Integral) – 50; Engenharia de Aquicultura (Bacharelado/Integral) – 50; Interdisciplinar em Educação no Campo (Licenciatura/Integral) – 30;
 Campus Realeza (PR)
Ciências Biológicas (Licenciatura/Noturno) – 40; Física (Licenciatura/Noturno) – 30; Letras - Português e Espanhol (Licenciatura/Noturno) – 30; Medicina Veterinária (Bacharelado/Integral) – 50; Nutrição (Bacharelado/Integral) – 40; Química (Licenciatura/Noturno) – 30;

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...