quarta-feira, 16 de abril de 2014

MAIORIA DOS ALUNOS DA UFFS SÃO DA REGIÃO SUL.

O Processo Seletivo 2014.1 foi o primeiro em que a Universidade Federal da fronteira Sul (UFFS) participou no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC). Foram ofertadas 1590 vagas em cursos de graduação em cinco campi da Instituição. Depois de encerrado o período de matrículas, a Diretoria de Registro Acadêmico (DRA) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) divulga o levantamento da procedência dos estudantes com matrícula ativa.
Do total de estudantes matriculados nos campi de Chapecó (SC), Erechim (RS), Cerro Largo (RS), Realeza (PR) e Laranjeiras do Sul (PR), considerando-se o Processo Seletivo pelo SiSU e o de vagas remanescentes, foi registrado uma média de 6,9% de matrículas de estudantes residentes em estados fora da Região Sul do Brasil. O Campus de Laranjeiras do Sul (PR) recebeu o maior número de estudantes de outros estados (12,8%), e o Campus de Cerro Largo o menor percentual (2,7%).
Outro dado sobre a procedência diz respeito à percentagem elevada de estudantes oriundos do estado onde está situado o campus. Os campi do Paraná apresentam uma média de 85,5% de estudantes paranaenses, nos dois situados no Rio Grande do Sul esta percentagem chega a quase 90%. Já o de Chapecó, situado em Santa Catarina, o percentual é de 86,3% de estudantes residentes em municípios catarinenses.
Outra curiosidade revelada pelo relatório da DRA é a de que no Campus Erechim o curso que mais recebeu estudantes de outros estados do país é o de Arquitetura e Urbanismo (8 alunos). Em Chapecó foi o curso de Engenharia Ambiental (11 alunos), e em Realeza foi o de Medicina Veterinária (9 alunos).
No Campus de Laranjeiras do Sul o curso com mais matrículas de estudantes de outras regiões do Brasil foi o de Engenharia de Aquicultura (11 alunos). Em Cerro Largo foi o de Agronomia (3 alunos). Os cursos que não têm nenhuma matrícula de estudantes de fora da Região Sul são Administração, Campus Chapecó, além de Química e Física, ofertados no Campus Cerro Largo.
Na visão do pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida, os dados revelam que a UFFS continua atendendo predominantemente os estudantes das regiões de abrangência de seus campi. Segundo Braida, “com isso fica evidente que nestas regiões de fronteira da Região Sul havia uma demanda grande por uma instituição federal de ensino superior”.
No entanto, Braida não vê restrição alguma no que diz respeito à chegada de estudantes oriundos de outras regiões do país. “Para a Instituição esse fato é considerado importante, já que representa um enriquecimento cultural para a comunidade universitária”. Nesse sentido, o pró-reitor de Graduação vê a chegada de estudantes de outros estados como “um intercâmbio cultural que só favorece a formação cidadã dos alunos da UFFS”.

*Site UFFS*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...