segunda-feira, 21 de julho de 2014

CANDIDATOS AO GOVERNO PRESENTES NA REUNIÃO DA AMM.

Participação de candidatos ao governo em reunião da AMM mostrou comprometimento com municípios missioneiros
21 de Julho de 2014
Mesmo na expectativa de mudanças positivas a partir de 2015, mobilização da AMM por melhorias para os municípios não vai parar

A presença do candidato ao governo gaúcho pelo PMDB, Ivo Sartori; do candidato a vice-governador na chapa Ana Amélia Lemos, deputado estadual Cassiá Carpes, e do representante do candidato Tarso Genro, Marcelo Danéris, na assembleia da AMM que aconteceu na Famurs dias 17 e 18 de julho, demonstrou respeito e comprometimento com os 26 municípios missioneiros. Esta foi a avaliação do presidente da Associação dos Municípios das Missões, prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo e demais prefeitos que participaram dos encontros.

Os convidados apresentaram suas propostas e expectativas para o desenvolvimento do Estado, além de dialogarem com os prefeitos missioneiros sobre as necessidades consideradas prioritárias para o fortalecimento dos municípios e da região das Missões. O candidato a governador pelo PDT, Vieira da Cunha foi único a não comparecer e não enviar representante na assembleia. "Estamos em ano eleitoral e foi de grande valia para todos nós contarmos com a presença do candidato do PMDB, Ivo Sartori, do candidato a vice-governador na chapa de Ana Amélia Lemos, Cassia Carpes e do representante do Tarso Genro, Marcelo Danéris", ressaltou o presidente da AMM, acrescentando que as propostas dos candidatos foram ao encontro de muitas demandas que há anos vem sendo solicitadas pelos gestores municipais. Mas é fundamental que as promessas saiam da intenção e sejam realmente colocadas em prática.

Luta pelo aumento do FPM
Defensor das bandeiras municipalistas, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski falou aos prefeitos da AMM sobre o aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a partir do ano que vem. A proposta, que ainda aguarda aprovação do Congresso Nacional, é pagar em duas vezes, meio por cento em 2015 e o restante em 2016. Ziulkoski abordou também sobre a questão do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), lei dos pisos e outros importantes temas de interesses dos municípios.

O presidente da AMM, Junaro Rambo Figueiredo, disse que todas as pautas municipalistas terão o apoio e acompanhamento da Associação. Segundo ele, no decorrer das próximas assembleias será retomada a discussão sobre estes assuntos, FPM, ISSQN e lei dos pisos, para que se possa avançar e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Mas, enquanto as melhorias não se concretizam, o dirigente da AMM recomenda criatividade e ação para fazer muito com o pouco que os gestores contam para administrar o dia a dia. "Nossas receitas são dificuldades, mas precisamos trabalhar com o que temos atualmente”, reiterou Junaro.

Saúde
A secretária estadual de Saúde, Sandra Fagundes que também participou da assembleia da Associação na Famurs colocou em discussão as consequências da resolução 64, que trata do repasse de recursos para os pequenos hospitais. Ela garantiu que "o Estado não tem nenhuma pretensão de fechar os centros cirúrgicos”, explicando que a medida ainda está sendo revisada e sem definição de datas para as reuniões a serem realizadas com prefeitos e representantes do setor de saúde no RS, em especial na região das Missões. A secretária também fez uma explanação de várias ações realizadas pelo governo do Estado em benefício do setor, e tirou dúvidas dos prefeitos sobre demandas relacinadas à saúde dos municípios da região.

Médico Cirurgião, vice-presidente da AMM e prefeito de Porto Xavier, Paulo Sommer ressaltou novamente que "se concretizadas as medidas que tratam a resolução 64, sem cirurgias nos hospitais de pequeno porte os médicos não vão ficar no interior”. Sommer exemplificou sua própria atuação como médico, "Se acabarem   os procedimentos cirúrgicos no hospital em Porto Xavier, eu serei o primeiro a ir embora, pois não quero ver o sofrimento da comunidade", assegurou o prefeito missioneiro ao dizer que a saúde ainda precisa melhorar muito, e o SUS está tirando médicos do interior por falta de recursos para realização de pequenas cirurgias.

Os secretários estaduais de Infraestrutura; Fazenda; Agricultura; o diretor do Daer, e o presidente da Fepam também foram convidados. Eles não compareceram e não mandaram representação nas reuniões da AMM na Famurs.

Garruchos sediará próxima assembleia
Outros importantes assuntos estiveram em debate na reunião da Associação na Famurs. Pelo calendário da AMM a assembleia da AMM do mês de agostos seria no município de Dezesseis de Novembro. Mas, por solicitação do prefeito Carlos Cardinal, a próxima reunião será no município de Garruchos. Cardinal explicou que gostaria de receber os colegas prefeitos em agradecimento a solidariedade de todos as cidades da região que ajudaram os desabrigados pelas cheias no seu município. Ademir Mico Gonzato, prefeito de Dezesseis de Novembro, num ato de coleguismo e amizade, cedeu a vez para o município de Garruchos. A nova assembleia da Associação acontecerá no dia 22 de agosto.  

Site AMM
Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...