quinta-feira, 14 de agosto de 2014

PARQUE HISTÓRICO NACIONAL DAS MISSÕES.

Tudo pronto para o lançamento do projeto de valorização da Paisagem Cultural e do Parque Histórico e Nacional das Missões
 
14 de Agosto de 2014


Representantes dos 26 municípios da AMM serão capacitados por técnicos do IPHAN e UNESCO para atuarem no processo de estudos e pesquisas


Prefeitos de toda a região são esperados na solenidade oficial de lançamento do projeto de pesquisas, estudos, análises e desenvolvimento de instrumentos que visam valorizar a paisagem missioneira, bem como a instalação efetiva do Parque Histórico e Nacional das Missões Jesuíticas dos Guaranis. A abertura vai ocorrer às 19 horas de segunda-feira, dia 18 de agosto, no Tenondé Park Hotel, em São Miguel das Missões. O projeto prevê investimentos da ordem de 3,7 milhões de reais nos próximos três anos, provenientes do IPHAN. Entre as ações planejadas está a capacitação de dois representantes de cada um dos 26 municípios que compõem a Associação dos Municípios das Missões (AMM), e outros profissionais envolvidos com o setor de turismo, para atuação em estudos e pesquisas na região.
A importância do novo momento do Parque Histórico foi tema da reunião mensal do Departamento de Turismo (Detur) da Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), que aconteceu na terça-feira, dia 12 de agosto, em Cerro Largo, na sede da Fundação. No encontro, a secretária de Turismo de São Miguel, Izábel Cristina Ribas, foi indicada ao cargo de Secretária Executiva do Detur. Ela deverá substituir Geovani Gisler, que por mais de onze anos prestou expressivo trabalho frente à secretaria, na luta pelo fortalecimento do turismo missioneiro. O nome de Izábel Ribas irá para aprovação na assembleia da AMM, dia 22 deste mês, no município de Garruchos. Como representantes da região no Conselho Estadual de Turismo, foram eleitos o secretário de Turismo de Santo Ângelo, Marcos Mattos, e como suplente Romaldo Melher, sócio fundador do Caminho das Missões, que já exercia a função.

Promovendo a diversidade sociocultural e ambiental
No lançamento do projeto está confirmada a presença da presidenta do IPHAN, Jurema Machado, de representantes do Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, da Agência Brasileira de Cooperação, do governo estadual, de Organizações não governamentais locais, da UNESCO e do Instituto Andaluz de Patrimônio Histórico, além de técnicos do IPHAN. A iniciativa conta com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e prevê cooperação técnica entre o governo brasileiro e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no Brasil.
Nos dias 19 e 20 de agosto vão acontecer reuniões das instâncias de governança para estabelecer uma programação de execução ainda para este ano, além de visitas aos sítios missioneiros. Em 21 e 22 de agosto, vai acontecer a capacitação específica com a UNESCO para a equipe que vai ficar responsável pela execução administrativa do projeto.
Também serão instaladas as instâncias de governança no âmbito da Coordenação Nacional do Projeto. Passarão a funcionar um comitê gestor, uma comissão executiva e um grupo assessor para o desenvolvimento dos trabalhos. O objetivo é destacar o valor do parque como Patrimônio Nacional e da Humanidade promovendo a diversidade sociocultural e ambiental.

Motivação dos prefeitos
Os encontros mensais do Detur têm mobilizado mais adeptos, a cada mês, em especial os prefeitos e vices, que fazem questão de se unirem ao grupo. A reunião do último dia 12 contou com a presença do presidente da AMM, prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueredo que desde março, quando assumiu a presidência da Associação, vem participando e apoiando os demais integrantes da diretoria nas reuniões mensais na região, nas audiências com autoridades estaduais, em eventos e outros compromissos que visam a ampliação do setor. "Estamos trabalhando juntos e os resultados começam a aparecer. É o momento de valorizar o empreendedorismo e unir forças com a iniciativa privada para garantir o crescimento do turismo em todos os municípios da região. E nós, da AMM, com certeza, faremos a nossa parte", garantiu o presidente da Associação.
Os prefeitos de Dezesseis de Novembro, Ademir Mico Gonzato, de Rolador, Paulo Peixoto, e de São Miguel das Missões, Hilário Casarin, e a vice-prefeita de Santo Angelo, Nara Damião, secretários municipais de Turismo, empresários, e outros representantes do setor, estiveram presentes no encontro. O prefeito de Eugênio de Castro, Horst Daltro Steglich tem participado das últimas reuniões do Departamento. Em todas as oportunidades, em especial nesta dúltima tem evidenciado as potencialidades turísticas do município e o quanto a população é merecedora deste reconhecimento. “Eugênio de Castro reúne todas as condições para também se tornar referência em turismo. Além dos diversificados atrativos turísticos, a comunidade é trabalhadora e acolhe com muita alegria a todos os visitantes”, afirmou Daltro, com entusiasmo.

Unindo forças pelas Missões
O prefeito de São Miguel, Hilário Casarin, que é vice-diretor do Detur/Fumissões, falou sobre a importância do momento para a região e conclamou a participação de todos os colegas prefeitos. “Teremos uma excelente oportunidade para dialogarmos sobre as ações direcionadas ao crescimento do turismo missioneiro e viabilização de novos recursos, especialmente com o IPHAN. Precisamos estar unidos, pois com o esforço conjunto teremos mais êxito em nossas reivindicações”, destacou Casarin.
Também a diretora do Detur, prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia, enfatizou a presença de todos os prefeitos missioneiros para a abertura oficial, dia 18, e demais programação do evento, reiterando que as prefeituras devem designar servidores para participar do treinamento.. “Temos que valorizar e evidenciar as potencialidades turísticas encontradas em todos os municípios da AMM. As instalações das instâncias de governança do projeto Valorização da Paisagem Cultural e do Parque Histórico Nacional das Missões Jesuíticas dos Guaranis representa um grande avanço para o setor,” explicou ela.

Turismo e eventos
Também foi tema da pauta de reunião do Detur os trabalhos que estão sendo feitos para identificar os eventos permanentes e roteiros a serem oferecidos aos visitantes da região das Missões pelas agências de viagens, além de possíveis novas ofertas turísticas nos municípios que compõem o Rota Missões. O grupo que está desenvolvendo esta tarefa é formado por Sandra Ferreira, turismóloga e diretora do setor de Turismo de São Luiz Gonzaga; Ana Paula Alvarenga, secretária de Turismo de São Nicolau; Simone Welter Bicca, turismóloga e gerente do Tenondé Park Hotel; Romaldo Melher, sócio-fundador do Caminho das Missões; Isabel Cristina Ribas, secretária de Turismo de São Miguel e Antônio Camargo, agente de viagens, Missões Turismo.
Quando o levantamento sobre os atrativos turísticos e eventos for concluído será confeccionado um folder do turismo regional, além de outros materiais publicitários. Dentro da proposta de divulgação das potencialidades turísticas missioneiras foi aprovada a participação, por dois dias, da Funmissões/AMM na Expointer 2014, que, neste ano, será no período de 30 de agosto a 7 de setembro. Também ficou estabelecido que as reuniões mensais do Detur continuarão acontecendo nos municípios, e não só na sede, para que todos tenham a oportunidade de apresentar seus atrativos. A próxima cidade a sediar o encontro do Departamento será São Borja, no dia 9 de setembro.


Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de imprensa- site AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...