sexta-feira, 1 de agosto de 2014

SETUR VAI APOIAR PROJETOS TURÍSTICOS NAS MISSÕES.

Projetos turísticos da região das Missões terão apoio da Setur
31 de Julho de 2014
Projetos turísticos da região das Missões terão apoio da Setur
Entre as iniciativas está a realização do 1° Simpósio de Turismo e Negócios, que vai mostrar as potencialidades dos 26 municípios missioneiros
Recursos para a conclusão dos serviços de requalificação do espetáculo Som e Luz; organização do 1º Simpósio de Turismo e Negócios da Região das Missões e ampliação dos roteiros turísticos com destaque às potencialidades locais e regionais. Estes três foram alguns dos temas da reunião em Porto Alegre, de autoridades missioneiras com o secretário estadual de Turismo, Marcio Cabral. O encontro, que aconteceu na manhã de quarta-feira, dia 30 de julho, teve duração de aproximadamente duas horas e serviu para reaproximar a região das Missões da Secretaria, resultando na acolhida do governo estadual aos projetos turísticos. Participaram  o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), prefeito Junaro Rambo Figueiredo, a diretora do Detur/Funmissões, prefeita Rosane Grabia, a vice-prefeita de Santo Ângelo, Nara Damião e o secretário de Turismo, Marcos Mattos, além da secretária de Turismo de São Miguel das Missões, Izabel Cristina Ribas e da diretora de Turismo de São Luiz Gonzaga, Sandra Ferreira.
Márcio Cabral assegurou que a parceria se solidificará e, a partir de agora, a Setur dará atenção especial aos projetos da região. Ele confirmou que a Secretaria será um dos patrocinadores do 1° Simpósio de Turismo, que está em fase de planejamento, e indicou outros possíveis apoiadores. O valor que a Secretaria vai destinar será estabelecido após a programação estar concluída. O presidente da AMM, ao falar sobre ações em desenvolvimento pelo Detur e AMM, evidenciou que os 26 municípios que integram a região têm excelentes e diversificados atrativos turísticos, o que justifica o apoio do Estado. “Precisávamos desse diálogo com a Secretaria para consolidarmos com mais agilidade nossas propostas voltadas às políticas públicas de fomento ao turismo missioneiro” salientou Junaro Figueiredo.
Requalificação do Som e Luz
A diretora de Departamento de Turismo da Funmissões, prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia, pediu que a Setur interceda na viabilização do valor necessário para a conclusão das obras de revitalização do espetáculo Som e Luz, que já estão em execução. Secretária de Turismo de São Miguel das Missões, Izabel Cristina Ribas fez um relato sobre o andamento dos serviços de requalificação e modernização do espetáculo, e lembrou que é na região das Missões que está localizado o único Patrimônio Cultural da Humanidade do sul do país. Márcio Cabral afirmou que a Secretaria vai agir junto ao BNDES para liberação da verba.
Aeroporto de Santo Ângelo
A vice-prefeita, Nara Damião e o secretário de Turismo de Santo Ângelo, Marcos Mattos expuseram a questão da readequação e ampliação do aeroporto do município. Eles solicitaram a intervenção da Setur para que as obras realmente saiam da intenção reiterando que um aeroporto operando é realmente importante para o crescimento do turismo. “Quando se fala em desenvolvimento numa região turística não se pode esquecer da logística, fundamental para aumentar o fluxo de visitantes”, explicou Nara Damião. O secretário Márcio Cabral concordou e se comprometeu a conversar com os dirigentes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e do Departamento Aeroportuário (DAP) para que as obras sejam iniciadas o mais rápido possível.
A comitiva missioneira aproveitou o encontro e convidou o secretário estadual de Turismo para participar da solenidade de lançamento oficial do projeto de novas pesquisas arqueológicas no Parque Histórico e Nacional das Missões, no próximo dia 18 de agosto. “Nossa intenção é também fazermos uma reunião de trabalho com o secretário Marcio Cabral, a presidente do IPHAN, Jurema Machado, representantes do Ministério do Turismo (MTur) e outros órgãos, para expormos todos os projetos direcionados ao turismo da região”, explicou Rosane  Grabia, diretora do Detur.
1º Simpósio de Turismo e Negócios da Região das Missões
Para mostrar e valorizar as potencialidades turísticas dos 26 municípios missioneiros, acontecerá, ainda neste ano, o 1º Simpósio de Turismo e Negócios da Região das Missões. Com data e local ainda a serem definidos, o evento, que será aberto ao público, está na fase de buscar parcerias financeiras e deve reunir operadores e agentes de turismo, empreendedores do setor, empresários, entre outros envolvidos com o tema. A programação do 1° Simpósio está sendo elaborada pela comissão organizadora, integrada pelo presidente da AMM, prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo; diretora do Detur, prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia, além da vice-prefeita e do secretário de Turismo de Santo Ângelo, Nara Damião e Marcos Mattos, com o apoio da Rosso Comunicação e Marketing.

 
Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de imprensa-AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...