quarta-feira, 3 de setembro de 2014

13º. SALÁRIO. A GRANDE DOR DE CABEÇA DOS MUNICÍPIOS.



Municípios da AMM estão pagando parte do 13º salário, mas com dificuldades

Alguns gestores públicos tiveram que reorganizar orçamento para não atrasar pagamento em dezembro
Os 26 municípios integrantes da Associação dos Municípios das Missões (AMM) estão trabalhando em estratégias administrativas, desde o início do ano, para garantir o pagamento do 13º salário aos servidores municipais. De acordo com levantamento realizado pela AMM, a maior parte dos municípios terá dificuldades para bancar esta despesa e, somente alguns deles, embora sem sobra de caixa, terão condições de pagar com tranquilidade este salário extra. Como ocorreu ao longo do ano, com o dinheiro bem contado, para muitas prefeituras da região não será nada fácil fechar as contas no fim do ano. Mas, mantendo a tradição apesar dos problemas financeiros, tem municípios que já anteciparam a primeira parcela deste benefício.
Um dos casos é o município de Bossoroca que adianta a metade do valor no dia do aniversário do servidor. “Pagamos a primeira parcela do 13° salário aos servidores no mês de aniversário destes, e o restante junto a folha de pagamento em dezembro. Contamos com alguns recursos que devem entrar até o fim do ano para viabilizar o dinheiro necessário”, reconheceu o prefeito Ardi Jaeger ao acrescentar: “também estamos analisando a possibilidade de protelar o pagamento de alguns fornecedores para assegurarmos o 13º salário”.
Readequação no orçamento
A prefeitura de São Paulo das Missões também já efetuou a metade do pagamento do 13º, em julho passado, e projeta os outros 50% até o dia 20 de dezembro. A prefeita municipal Noeli Borré Ruwer destacou que o município vai cumprir o pagamento dentro do prazo, mas para que isto seja possível foram adotadas diversas medidas de contenção de despesas. “Organizamos uma diminuição de gastos em áreas que não são tão vitais para atender as demandas da população, ou seja, telefone, luz, e concessão de diárias. Outra alternativa foi a de estabelecermos um cronograma onde se busca a eficiência dos veículos públicos, realizando apenas viagens estritamente necessárias e agregando serviços entre as secretarias municipais, o que representa uma significativa diminuição de deslocamentos“, evidenciou a prefeita ao revelar que outra estratégia foi trabalhar com um planejamento de atividades e despesas. “É uma forma de evitar a criação de novos gastos levando em conta a máxima de fazer mais com menos”, lembrou ela.
O município de Caibaté, de acordo com o prefeito Sergio Birck, está com as finanças sob controle e vai conseguir cumprir o cronograma de pagamento do 13º salário. 50% foi antecipado em julho, e a outra parte deverá ser paga dia 10 de dezembro. A folha está programada para o dia 23 de dezembro. O município de Mato Queimado, segundo o prefeito Nelson Hentz fará o pagamento do 13º no dia 10 de dezembro, mas para que isto seja possível tiveram que readequar diversos investimentos e contas do município.
Em Santo Antônio das Missões, o servidor pode solicitar a primeira parcela no mês do seu aniversário ou optar pelo valor integral em dezembro. “Planejamos que a arrecadação recebida pelo Imposto Territorial Rural (ITR) seria somente para cobrir a folha salarial de dezembro mas, ainda não basta. Por isso tivemos que efetuar cortes e economizar para mantermos o pagamento em dia”, ressaltou o prefeito municipal Puranci Barcelos dos Santos. A prefeitura de Salvador das Missões, conforme informou o prefeito Jair Luis Henrich, já dispõe do valor e vai fazer o pagamento do 13º em dezembro.
Desafios por aumento no FPM
O presidente da AMM, prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo, cuja prefeitura também já depositou o pagamento da primeira parcela do 13º salário, disse que o levantamento da Associação mostra um quadro claro do esforço financeiro que as prefeituras tiveram que realizar no decorrer deste ano. “Todos nós gestores tivemos que definir estratégias para garantir o fechamento das contas no fim do ano e pagamento do décimo. Uma das causas é a queda na transferência de recursos por parte da União e do Estado. Esta é mais uma mostra de que devemos continuar lutando pela aprovação do aumento no percentual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), independente de quem for o presidente da República, que assumirá o cargo em janeiro de 2015”, avisou Junaro.

 
Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de imprensa AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...