sexta-feira, 17 de outubro de 2014

UFFS CERRO LARGO TEVE SEMANA MOVIMENTADA.

Campus Cerro Largo comemora participação expressiva em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão

O Campus Cerro Largo foi o que teve o maior número de trabalhos apresentados durante o IV Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) que ocorreu nesta semana em todos os campi da Universidade. No Campus Cerro Largo, os 136 trabalhos aprovados foram apresentados nesta segunda-feira (13) e terça-feira (14). Para o coordenador adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus, professor Demétrio Alves Paz, isso demonstra que há pessoas engajadas no todas as dimensões da educação no Campus: “Isso é um dado importante porque mostra que há pessoas preocupadas e dedicadas em trabalhar, tocar seus projetos, levar adiante ideias, engajar alunos, ajudando-os na qualificação e no crescimento intelectual”, avalia o professor.

Já para o diretor do campus, Edemar Rotta, o grande número de trabalhos inscritos representa que há uma participação intensa na vida acadêmica. “Todos os docentes, servidores técnico-administrativos e acadêmicos, enquanto grupo, estão vivendo intensamente a atividade da universidade, não se restringindo apenas às aulas, mas se envolvendo nas demais atividades que ocorrem na nossa vida universitária ao longo do período de um ano ou semestre”, reflete Rotta.
No Campus Cerro Largo existem, atualmente, 111 projetos de pesquisa sendo realizados. O número de bolsistas neste âmbito aumentou cerca de cinco vezes desde 2010 e dobrou desde 2013. Na área de Ensino, o Campus tem projetos como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em que estão vinculados 91 bolsistas em cinco subprojetos (Ciências Biológicas, Letras, Química, Física e Interdisciplinar). No Programa de Educação Tutorial (PET) atuam 12 bolsistas e o projeto abrange tanto o ensino quanto a pesquisa e extensão. Ainda existem 22 projetos de extensão em vigência no Campus.

Segundo o coordenador acadêmico do Campus, Ivann Carlos Lago, isso torna Cerro Largo um dos campi da UFFS com o maior número de bolsistas. Um exemplo é o número expressivo de acadêmicos envolvidos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) – Ensino médio: em toda a Instituição há dez bolsistas atuando e oito são do Campus Cerro Largo.
O número de trabalhos inscritos e apresentados no SEPE também tem aumentado em toda a instituição nos últimos quatro anos. Em 2014, os trabalhos aceitos totalizam 513 projetos de ensino, pesquisa e extensão nos seis campi. Em 2011 foram 231 trabalhos inscritos. “Nós chegamos a um número de fato expressivo, que demonstra a dedicação que há na UFFS para o tripé da educação e também nos faz pensar no comprometimento que temos assumido com isso”, finaliza Demétrio.

fonte: Site da UFFS


DIVERSA: Campus Cerro Largo conta com várias oficinas e apresentações culturais nesta semana

14102014_DIVERSA__ANA_BOBRZYK_25_opt
Nesta semana o Campus Cerro Largo está recheado de atividades culturais e expressões artísticas. Elas fazem parte do DIVERSA (Dias de Integração: Vivendo em Rede o Saber e a Arte), atividade integrada aos Jogos Universitários da Federal da Fronteira Sul (JUFFS). Já foram realizadas apresentações de teclado, harpa e violão, música nativista, danças folclóricas alemãs e oficinas de Salsa e de danças gaúchas.

Nesta quarta-feira  foi realizado um Torneio de Tênis de Mesa (misto), a partir das 14h, no mezanino do Ginásio do Campus. O torneio recebe o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer que vai premiar com um troféu o primeiro lugar. Ainda neste dia foi oferecida oficina de violão com Igor Ortaça, às 17h, na sala do Ginásio do Campus.

Na quinta-feira , às 17h, o mestre e professor de música da Prefeitura Municipal, Fábio Dalla Costa, ministrou oficina de música no auditório da Unidade Seminário. Foi feito um apanhado histórico, técnico e musical sobre o violão, bem como serão tratadas as diferenças entre a música popular e a clássica.

Na sexta-feira (17), às 9h, na sala do Ginásio de Esportes, será ministrada oficina de canto com a integrante do Grupo de Música Nativista Missioneira Universitária da UFFS, Tauanne Telles. Também na sexta-feira haverá Torneio de Peteca (misto), no saguão ao lado do Ginásio de Esportes, a partir das 14h. O primeiro lugar será premiado com um troféu.

Expressões artísticas
O DIVERSA ainda conta com uma exposição de desenhos intitulada "Revelando talentos na arte do desenho", nos corredores da Unidade Seminário da UFFS durante toda essa semana. Os desenhos são da professora do Campus, Patrícia Marasca Fucks, que utilizou grafite, lápis de cor e giz pastel seco sobre papel Mi-teintes colorido; do acadêmico da 8ª fase de Agronomia, Leandro Antonio Kapelinski, cuja arte é feita de grafite e lápis de cor sobre papel sulfite; da estudante de Administração, Rejane Angélica Schinwelski; e do artista Renato Ferreira (Pidão), que fez seus desenhos por meio do grafite sobre papel sulfite.
Todas as atividades são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia e estão abertas a toda comunidade acadêmica e regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...