sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UFFS FUNIONARÁ EM 2015.

Restaurante do Campus Cerro Largo prepara-se para servir no próximo semestre letivo

10122014_RESTAURANTE_UNIVERSITRIO_72Fritadeiras, forno combinado, caldeirão, câmaras frias, lava-louças, aparelho de buffet: esses e outros equipamentos do Restaurante Universitário da UFFS – Campus Cerro Largo estão a postos para receber a comunidade acadêmica no início do primeiro semestre de 2015. A infraestrutura do prédio também já está pronta: pinturas, pisos, aberturas, mesas com banquetas acopladas, equipamentos de segurança (extintores e placas indicativas), pisos táteis direcionais, tudo está instalado. Além disso, a empresa responsável pelo preparo das refeições – a Refeicheff Restaurantes Empresariais, de Canoas  já está contratada e iniciará a seleção dos funcionários a partir de janeiro de 2015, segundo o coordenador do RU no Campus, Ronaldo Darós. “A previsão é que em fevereiro eles iniciem os trabalhos já que deve haver um treinamento para manusear os equipamentos e também é possível que façamos alguns testes antes da abertura definitiva”, explica Ronaldo.
Ronaldo apresentou os principais equipamentos que fazem parte da cozinha do RU. Um deles, o forno combinado, é um dos mais importantes pois tem condições de preparar 1200 refeições no intervalo de uma hora e meia. “Esse forno é capaz de assar carnes, cozinhar feijão, arroz, legumes, batata frita (sem óleo), entre outros, e podem ser feitos todos ao mesmo tempo, além de ter a opção da cocção a vapor”, explica. Todo o controle da temperatura, tempo e umidade é feito por meio de um painel digital, ele pode ser programado para ligar e ainda emite um sinal quando já está pronto. Ainda, está disponível uma panela de pressão, chamado de “Caldeirão autoclavado” para cozinhar feijão e arroz com capacidade para 300 litros. Segundo Ronaldo, com a panela cheia, é possível preparar 40 Kg de feijão em duas horas, já o arroz, o tempo de cozimento para uma quantidade de 60 Kg é de meia hora.
A estimativa é que sejam servidas cerca de 300 refeições diariamente (almoço e janta) no RU, segundo o coordenador. O RU do Campus Cerro Largo tem capacidade para 500 pessoas sentadas, incluindo os 18 espaços para cadeirantes. Porém, a capacidade do RU, com o fluxo de pessoas, é de fornecer até 2000 refeições por turno.
Reaproveitamento da água da chuva10122014_RESTAURANTE_UNIVERSITRIO_31_opt
No RU do Campus foram instaladas duas cisternas com capacidade para 10 mil litros cada e uma com capacidade para 7500 litros que armazenam água da chuva. A água será aproveitada nas descargas dos vasos sanitários e nas torneiras da área externa do restaurante. Ainda, segundo Ronaldo, será ativada mais uma com capacidade de 10 mil litros.
Agricultura familiar e agroecologia
Uma das metas dos RUs da UFFS é adquirir os alimentos diretamente dos agricultores da região de abrangência dos Campi e, na medida do possível, fornecer alimentos orgânicos. A UFFS organizou o projeto dos RUs baseando-se nas diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) que integra dezenas de ações para a produção, fortalecimento da agricultura familiar e a promoção da alimentação saudável e adequada. A Segurança Alimentar e Nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, que promovam a saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis.
www.uffs.edu.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...