sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

MOBILIZAÇÃO PELA CADEIA PRODUTIVA DE LEITE.

Preocupação com o futuro da cadeia produtiva do leite, norteou mobilização que contou com prefeitos da AMM
20 de Fevereiro de 2015
Campanha massiva na mídia sobre o resgate da qualidade do leite gaúcho, integram pauta de reivindicações que será entregue às autoridades
Se os agricultores não plantam, a cidade não almoça e não janta. Esta foi a frase que ressoou na voz dos mais de mil participantes da manifestação em defesa dos agricultores familiares, que ocorreu nesta sexta-feira (20/2), em Guarani das Missões. Representando os prefeitos missioneiros, o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Junaro Rambo Figueiredo destacou o valoroso trabalho dos produtores rurais, que reflete no dia-a-dia da população. "O homem e a mulher do campo produzem vida, por isso, esta luta é de todos nós, cidadãos de bem. É fundamental criar mais políticas públicas de fomento ao setor, especialmente direcionadas à cadeia produtiva do leite", afirmou.
Junaro, que também é prefeito de São Luiz Gonzaga, salientou que muitas vezes os agricultores perdem o entusiasmo, o que não pode acontecer, porque são eles os responsáveis pela produção de alimentos, que norteia grande parte da economia gaúcha. O dirigente da Associação fez questão de reiterar que a AMM continuará unida e ao lado dos agricultores. "É com a soma de esforços dos prefeitos, vereadores, deputados, movimentos sindicais e engajamento da sociedade, que conseguiremos avançar nas reivindicações em prol da cadeia produtiva do leite", incentivou o presidente da Associação, em nome dos 26 gestores municipais que congregam a entidade.
Como uma forma de protesto e indignação pelo preço do litro de leite, vendido por até trinta centavos, alguns produtores se deitaram no asfalto segurando galões de leite, no trevo de acesso à Guarani das Missões. Faixas com diferentes manifestações, também marcaram a mobilização, que iniciou na praça da cidade e seguiu com caminhada até a entrada do município, na BR 392. No local, teve o bloqueamento do trânsito, apresentação da pauta de reivindicações e distribuição gratuita de leite para moradores de mais de 70 municípios da região.
Uma luta justa
Foi neste enfoque que a prefeita anfitriã, Janete Dauek conduziu seu pronunciamento, ao lembrar que por muitas vezes fez parte de mobilizações junto aos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, em favor dos direitos dos agricultores familiares. "Tive uma longa trajetória nestes movimentos, e posso afirmar que é uma luta justa graças a organização de várias entidades sindicais", evidenciou. A prefeita guaraniense aproveitou para reforçar a importância do envolvimento de todos. "Para que se possa valorizar e evoluir nas ações em favor dos nossos produtores rurais, temos que participar destas mobilizações. Não podemos correr o risco de retroceder e, para isso, não devemos nos calar", alertou Janete Dauek.
Empenho dos parlamentares
Deputado estadual, o missioneiro Eduardo Loureiro disse que foi criada na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva do Leite. "Trago meu apoio e solidariedade aos produtores que sofrem com esta grave crise. Na região Noroeste 80% da economia é baseada na produção de leite", observou Loureiro. O deputado salientou a expressiva atuação da AMM nas lutas locais e regionais, além de reafirmar que seu gabinete é uma 'casa missioneira', que trabalhará, principalmente, pelos agricultores familiares.
Elton Weber, deputado estadual que também esteve presente na mobilização, relatou que nos últimos 20 anos, este é um dos momentos mais difíceis enfrentado pela cadeia leiteira, e enfatizou: "quem misturou outros produtos no leite foram os atravessadores e não os agricultores, que trabalham para colocar alimentos em nossas mesas. Temos que permanecer unidos para resgatar a qualidade do leite gaúcho".
Pauta de reivindicações
Os agricultores familiares, através dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Regionais Sindicais filiados à Fetag/RS, juntamente com a Associação dos Municípios das Missões, apresentaram uma pauta de reivindicações que será encaminhada aos deputados federais e estaduais, pedindo intervenção na melhoria das condições da cadeia leiteira.
Entre os principais pontos destacam-se: a) agilidade na habilitação de plantas industriais de leite em pó para exportação, no sentido de equilibrar a oferta interna do leite; b) iniciar uma campanha massiva na mídia sobre a importância do consumo de leite e qualidade do produto consumido no Estado, como contraponto à exploração midiática depreciativa; c) buscar junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a concessão de bônus para pagamento dos custeios pecuários vinculados à área do leite; d) buscar imediata liberação de linha de crédito específica para socorrer os produtores de leite, nos moldes do crédito emergencial concedido aos agricultores atingidos pela estiagem em 2012; e) formalizar, via contrato, a relação comercial entre produtores e indústrias, bem como de um cadastro das empresas e freteiros juntos às prefeituras, entre outras solicitações.
Agricultores, prefeitos, vices, vereadores, deputados, comerciantes, imprensa, representantes de instituições financeiras, cooperativas, Fetag/RS, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e comunidades em geral, se uniram ao movimento em Guarani das Missões. De acordo com João Kleszta, presidente do STR de Guarani das Missões e coordenador da regional Missões I, a próxima mobilização em defesa do setor, será no dia 10 de março, em Santa Rosa, com horário e local a definir.


Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de imprensa AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...