sábado, 22 de agosto de 2015

INICIAM AS AULAS DO PRIMEIRO MESTRADO NA UFFS.

Campus Cerro Largo: Iniciam as aulas do primeiro mestrado

19082015_AULA_INAUGURAL_DO_MESTRADO_TIAGO_CHIAPINOTTO_49_optNa tarde da quarta-feira (19) iniciaram as atividades do Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas da UFFS – Campus Cerro Largo. O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) é o primeiro programa Stricto Sensu do campus e também o primeiro na região oferecido por uma instituição pública federal. É gratuito, com 15 vagas que foram ofertadas por meio de processo seletivo realizado em duas etapas, nos meses de junho e julho.
O PPGDPP possui duas linhas de pesquisa: “Estado, Sociedade e Políticas de Desenvolvimento” e “Dinâmicas Sociopolíticas e Experiências de Desenvolvimento”. Com o objetivo de contribuir para a formação de profissionais qualificados para analisar, discutir e avaliar os problemas decorrentes do processo de transformações econômicas e sociais e de propor políticas públicas, o mestrado visa também à proposição de ações e projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável, constituindo-se em um espaço de estudos, pesquisas e debates sobre o desenvolvimento em suas diversas dimensões, com base num enfoque interdisciplinar.
A primeira aula foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor visitante da UFFS, Gentil Corazza, com experiência nas áreas de Estado e Economia, História do Pensamento Econômico e Sociologia do Desenvolvimento, entre outros. O corpo docente foi apresentado aos alunos, demonstrando grande satisfação em fazer parte da formação dos primeiros mestres do Campus Cerro Largo, o que se constitui num importante momento de consolidação da UFFS. O coordenador do mestrado, professor Benedito Silva Neto relatou a trajetória organizacional da instituição para a criação do mestrado, que iniciou já em 2010. O professor Edemar Rotta chamou a atenção para a possibilidade de o mestrado incentivar o vínculo entre academia e região, aumentando o envolvimento entre comunidade e universidade.
Para o diretor do Campus Cerro Largo, prof. Ivann Carlos Lago, o início das aulas do mestrado é mais um marco na história do Campus Cerro Largo, marcando o início do Stricto Sensu no campus, passo fundamental na consolidação institucional e na inserção regional da UFFS. “O mestrado cria um espaço privilegiado de debate e formação em torno do desenvolvimento em todas as suas dimensões e acepções, e consolida o papel da universidade como centro de produção e disseminação de conhecimento conectado com o mundo contemporâneo e com a nossa região de abrangência”, destaca Ivann.
O mestrado dispõe de duas bolsas do Programa de Demanda Social (DS) da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujos requisitos para ingresso poderão ser consultados na Portaria nº 76 de 14/04/2010, AQUI .
Neste semestre as aulas são realizadas nas quartas e quintas-feiras à tarde, das 13h30 as 17h05, na sala 09 da Unidade Seminário.

www.uffs.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...