quinta-feira, 12 de novembro de 2015

ESTÁ PRONTO ESTUDO DA PONTE INTERNACIONAL.

AMM recebe confirmação de que estudo técnico da ponte internacional está pronto
12 de Novembro de 2015
Só faltam as traduções nos dois idiomas para que os governos brasileiro e argentino decidam o local de instalação do empreendimento

Com o propósito oficial de obter informações relativas ao Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que vai apontar o local para construção da ponte internacional entre Brasil e Argentina, o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Angelo Fabiam Duarte Thomas, e o prefeito de Porto Xavier, Paulo Sommer, participaram de reunião no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília, na manhã de quarta-feira (11/11).

Conforme definido na última assembleia da Associação, a audiência foi requerida pelo deputado estadual, Eduardo Loureiro, que preside a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, e intermediada pelo deputado federal, Pompeu de Mattos, que também estavam presentes, em atendimento a solicitação de Loureiro e da AMM.

Decisão final
De acordo com o diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit, Adailton Cardoso Dias, e o coordenador de Planejamento e Programação de Investimentos, André de Oliveira Nunes, que receberam as lideranças gaúchas, o estudo está concluído, faltando apenas os ajustes para a tradução nos dois idiomas, pois se trata de um documento único binacional.
Após isso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes vai efetivar a entrega deste documento, por meio dos respectivos ministérios, para as presidentes do Brasil, Dilma Roussef e da Argentina, Cristina Kirchner, para que as dirigentes dos dois países possam tomar a decisão final, e definirem o local de instalação da ponte internacional.

Expectativa positiva
Na avaliação de Fabiam Thomas, a região missioneira está forte e unida nesta luta pela ponte entre Porto Xavier/San Javier. Ele salientou que o assunto é pautado em cada assembleia mensal da Associação, e as audiências na capital federal são freqüentes, o que comprova a dedicação e o esforço da AMM neste projeto buscado há décadas. “Estamos muito confiantes de que a região das Missões será contemplada com este empreendimento. Nossa associação vem trabalhando, e continuará atuando firme para que este sonho se transforme em realidade. Porto Xavier tem todas as condições necessárias para receber esta obra”, destacou Thomas, que é prefeito e Giruá.
A viabilização da ponte internacional em Porto Xavier é importante para a economia da região, tanto para o escoamento da produção, como para o comércio, turismo e prestação de serviços.

Vantagens técnicas
O prefeito Paulo Sommer compartilha do mesmo otimismo. Ele reiterou que a região tem conhecimento das vantagens técnicas, econômicas e ambientais para a implantação da ponte em Porto Xavier. Entre elas, uma rodovia federal (BR 392), fundamental para receber este empreendimento, um porto que atua com importação e exportação há 50 anos, e um posto da receita federal. Sommer informou ainda que, segundo o Dnit, os ajustes solicitados pela AMM no EVTEA, que apresentava inconsistências, foram providenciados. “A região missioneira está mobilizada politicamente. Seguiremos na expectativa, por todos os fatores que são favoráveis à nossa região, de que seremos contemplados com a ponte internacional”, incitou o prefeito de Porto Xavier.

Bancada Gaúcha
Logo após o encerramento da reunião no Dnit, a comitiva gaúcha seguiu para a Câmara dos Deputados, onde articularam uma rodada de contatos e manifestações de apoio para a inclusão da ponte internacional, no Plano Plurianual (PPA) de ações do governo federal. A AMM formalizou pedido de apoio para a ponte e também para a ferrovia Norte-Sul, já encaminhado para todos os deputados federais e senadores do RS. “Centenas de ações disputam a indicação da bancada gaúcha. A inserção da ponte internacional e da ferrovia Norte-Sul no PPA do governo federal, representaria um grande avanço”, acrescentou Angelo Fabiam Duarte Thomas.

site AMM
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...