quinta-feira, 7 de abril de 2016

CAMPUS DA UFFS CERRO LARGO AGORA TEM CROMATÓGRAFO GASOSO .

Campus Cerro Largo agora conta com Cromatógrafo Gasoso

06042016_TREINAMENTO_CROMATOGRAFO_GASOSO_TIAGO_CHIAPINOTTO_15_3_optO Campus Cerro Largo instalou nesta semana um Cromatógrafo Gasoso acoplado a um espectrômetro de massas (GC-MS), quando também realizou o treinamento para o uso. O equipamento está instalado na sala 107 do Laboratório 03, nos pavilhões de laboratórios junto à Unidade Bloco A. O Cromatógrafo Gasoso será instalado, também, em outros campi da UFFS.
Somado ao Cromatógrafo Líquido – instalado em setembro de 2014 no Campus – o Gasoso será mais um equipamento posto ao uso do desenvolvimento científico da Universidade e da região, como explica o servidor do Campus, tecnólogo em Química, Jonas Simon Dugatto. “O Cromatógrafo Gasoso possibilita uma análise rápida e sensível de uma mistura de substâncias. Além de separar, ele é capaz de quantificar substâncias orgânicas voláteis ou volatilizáveis, e também identificá-las, por meio de um acervo interno do aparelho”, explica Jonas.
O equipamento será de grande valia, principalmente para os cursos de Química, Engenharia Ambiental, Agronomia e Biologia. Além da Graduação, poderá também ser utilizado em projetos de Pesquisa e na Pós-Graduação, como no mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis. “É importante lembrar que trabalhos científicos da área geralmente precisam desse aparelho para validar seus resultados”, complementa o professor Benhur de Godói, também presente no treinamento.
O Cromatógrafo Gasoso em nosso cotidiano
O equipamento também pode ser utilizado em exames antidoping ou em exames criminais, conforme explica o instrutor responsável pelo treinamento, Fabrício Flores. Além disso, permite realizar análises ambientais, petroquímicas, farmacêuticas, de alimentos, entre outras. “É possível descobrir quais substâncias estão presentes em um grão de soja, por exemplo. Também pode-se analisar a quantidade dessas substâncias, como os defensivos químicos presentes”, explica a professora Marlei dos Santos.
Os cromatógrafos Líquido e Gasoso compõem uma Central de Análise de alta performance e são capazes de proporcionar atividades acadêmicas no mesmo nível daquelas conduzidas em países da Europa e nos Estados Unidos.

Saiba mais sobre o Cromatógrafo Líquido, AQUI. www.uffs.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...