quarta-feira, 6 de abril de 2016

MESTRADO EM MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS.

Campus Cerro Largo: lançamento do Mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis será no dia 15

mestrado_ambiente_e_tecnologias_sustentveisNo dia 15 de abril será lançado o Programa de Mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis (ATS) oferecido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo. O evento terá início às 19h no Auditório do Bloco A e será aberto a toda a comunidade acadêmica e regional.

Segundo o coordenador, Diego Ricieri Manenti, o curso terá grande repercussão em segmentos da economia regional baseada nas agroindústrias, como a produção de grãos, pecuária, suinocultura, laticínios, abatedouros, frigoríficos e derivados, e também setores energéticos, como hidroelétricas e biocombustíveis, além de saneamento básico, planejamento urbano, saúde e educação. “Percebe-se que esses são ramos econômicos que exercem grande pressão sobre os recursos naturais, alterando potencialmente a paisagem natural e impactando de forma negativa a biodiversidade, o solo, o clima e os recursos hídricos. A implantação do Mestrado possibilitará a continuação e o aprimoramento das pesquisas na área de Ciências e Tecnologias Ambientais Sustentáveis. Com isso, espera-se formar consultores altamente especializados ou professores, atuando em prol da sustentabilidade da agroindústria regional e do meio ambiente. Nesse sentido, o Mestrado em ATS está plenamente entrosado e enraizado no planejamento da comunidade local, sendo mais uma das etapas para consolidação de setores econômicos, como o agroindustrial, e o desenvolvimento sustentável desta região”, argumenta o professor.
O Curso tem área de concentração em Monitoria, Controle e Gestão Ambiental, que, segundo Manenti, devem ser entendidos e aplicados como ferramentas de apoio ao desenvolvimento regional. O Programa está alicerçado em duas linhas de pesquisa: Qualidade Ambiental e Desenvolvimento de Processos e Tecnologias.
Inscrições
As inscrições seguem até o dia 29 de abril e devem ser feitas na Secretaria do Programa situada na sala 1-2-16 da Unidade Seminário, na Rua Major Antônio Cardoso, 590, no Centro de Cerro Largo. Devem ser feitas presencialmente ou por meio dos Correios. Estão reservadas duas vagas para candidatos indígenas e uma para candidato Portador de Necessidades Especiais.
Disponibilizam-se 15 vagas: 8 vagas para Qualidade Ambiental e 7 para Desenvolvimento de Processos e Tecnologias. O Programa de Mestrado é destinado a candidatos que concluíram curso superior de Graduação nas áreas das Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra e áreas afins das Ciências Ambientais, incluindo cursos superiores de Tecnologias. As aulas estão previstas para iniciar no segundo semestre de 2016.
Mais informações, no Edital nº 229/UFFS/2016, AQUI. Também podem ser solicitadas pelo endereço eletrônicoppgats_cl@uffs.edu.br ou pelo fone: 55 3359 3971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...