segunda-feira, 4 de julho de 2016

UFFS RECEBE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA LABORATÓRIO CENTRAL.

Espectrômetro de Absorção Atômica completa Central de Análises dos Laboratórios de Cerro Largo

05072016_TREINAMENTO_ESPECTRMETRO_ABSORO_ATMICA_ANA_BOBRZYK_3_optNesta segunda-feira (04) foi instalado, no Laboratório de Química Instrumental da UFFS – Campus Cerro Largo, sala 107 do Pavilhão 3, um Espectrômetro de Absorção Atômica (AAS). O equipamento é utilizado para determinar elementos em amostras de água, solos, rochas, ar atmosférico, alimentos, ligas metálicas, sangue, urina, entre outros.
Segundo o tecnólogo em Química Jonas Simon Dugatto, o AAS é empregado na determinação qualitativa e quantitativa de mais de 70 elementos. “A substância que será analisada é decomposta em átomos por meio de uma chama, em temperaturas de, no mínimo, 2200 ºC. A quantidade presente em cada elemento é determinada pela absorção da radiação visível ou ultravioleta por parte dos átomos no estado gasoso em comprimentos de onda característico dos elementos”, explica.
Jonas ainda afirma que a espectroscopia atômica é uma das ferramentas mais importantes da química analítica devido a sua alta sensibilidade, à capacidade de distinguir um elemento do outro em uma amostra complexa, à possibilidade de se analisar simultaneamente vários elementos e à facilidade com que várias amostras podem ser analisadas automaticamente.
Com a instalação do AAS, a Central de Análises dos Laboratórios do Campus Cerro Largo está completa, já que se somae a outros dois importantes equipamentos: os cromatógrafos Gasoso e Líquido. Com essa Central, poderão ser produzidas pesquisas e atividades acadêmicas no mesmo nível daquelas conduzidas em países da Europa e nos Estados Unidos.
Centrais de Análises da UFFS
O Espectrômetro de Absorção Atômica (AAS) também está sendo instalado no Campus Erechim. A instalação e o treinamento básico de operação deste equipamento terminam nesta semana naquele campus. O Secretário Especial de Laboratórios da UFFS, Sérgio Luiz Alves Junior, comenta que, com isso, “teremos as instalações dos equipamentos de alta performance concluídas nas três (Chapecó, Cerro Largo e Erechim) das quatro Centrais de Análise da UFFS. Ficará em espera, portanto, apenas a Central de Análise de Laranjeiras do Sul, que aguarda a finalização uma pequena obra de readequação da rede de gases”.
Segundo Sérgio, os equipamentos de alta performance que compõem as Centrais de Análise são os seguintes: Cromatógrafo a Líquido com Espectrômetro de Massas acoplado (LC-MS), Cromatógrafo a Gás com Espectrômetro de Massas acoplado (GC-MS) e Espectrômetro de Absorção Atômica (AAS). “O LC-MS foi o primeiro a ser instalado e já se encontra instalado em todos os campi (incluindo Laranjeiras do Sul). O segundo equipamento da série a ser instalado foi o GC-MS, que está instalado em Chapecó, Cerro Largo e Erechim, porém não em Laranjeiras do Sul. O terceiro foi o AAS, instalado no início de junho em Chapecó e, nesta semana, em Cerro Largo e Erechim.”
www.uffs.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...