quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

AMM LIGADA NA PONTE INTERNACIONAL DE PORTO XAVIER.

Ponte internacional Porto Xavier/San Javier: AMM aciona autoridades em Brasília
08 de Fevereiro de 2017

Próxima etapa será uma reunião em San Javier para retomada das tratativas da construção da ponte na região das Missões


No mesmo dia que assumiu o comando da Associação dos Municípios das Missões (AMM), na manhã da última segunda-feira (6), o presidente da entidade e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori, iniciou várias ações para dar seguimento ao desenvolvimento estratégico local e regional. Ao tomar conhecimento de que no dia seguinte haveria uma reunião em Brasília com o presidente Michel Temer e o presidente da Argentina, Maurício Macri, sobre temas unificados visando o fortalecimento econômico dos dois países, a AMM imediatamente se articulou para que fosse incluída na pauta a ponte internacional Brasil/Argentina.

Foi encaminhado um ofício da Associação, em nome dos 26 municípios missioneiros, assinado pelo dirigente, Brasil Sartori, e pelo prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaiser, ao Ministério das Relações Exteriores para o subsecretário-geral da América Latina e do Caribe, Paulo Estivallet de Mesquita, reiterando a urgência da divulgação oficial do resultado do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA), que apontará o local que será contemplado com o empreendimento. No documento foi enfatizada e devidamente embasada a luta da AMM, conjuntamente com empresários, lideranças, comunidades e outras forças da região das Missões, para que a construção seja entre Porto Xavier/San Javier.

Além disso, foram contactados pelo presidente da AMM representantes da bancada gaúcha no Congresso Nacional e no Senado. “Solicitamos também o apoio da senadora Ana Amélia Lemos, que prontaente nos atendeu  por intermédio de sua assessoria, para que fosse inserida na pauta do encontro a urgência do anúncio do resultado do EVTEA ", destacou Brasil Antonio Sartori.

Após a reunião, que contou com a participação do governador do RS, José Ivo Sartori,  foi divulgada pela senadora gaúcha, Ana Amélia Lemos, a seguinte nota: “convidada para participar do almoço, que teve a presença dos governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, conversei com o embaixador da Argentina, Carlos Magariños sobre o projeto da terceira ponte sobre o Rio Uruguai. O embaixador me comunicou que será marcada reunião entre técnicos dos dois países para tratar do assunto. A informação foi confirmada pelo embaixador da Argentina no Brasil, Sérgio Danese, e pelo Chanceler José Serra”.

O dirigente da AMM ressaltou que "em momentos como este é que percebemos a importância da força política da AMM na articulação de demandas prioritárias para o crescimento econômico da região das Missões, como a ponte internacional Porto Xavier/San Javier”, salientando que está sendo agendada uma reunião da AMM com o intendente de San Javier/Argentina para tratar deste tema.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa-site MM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...