quinta-feira, 4 de maio de 2017

AMPARO DA FAMURS AOS MUNICIPIOS.

Amparo da Famurs aos municípios pautou encontro na AMM
04 de Maio de 2017

Prefeitos da AMM com os representantes da Famurs e TCE
A Associação dos Municípios das Missões (AMM) recebeu na tarde de quinta-feira (4/5), o vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Marcelo Schreinert, e o coordenador regional do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Paulo Barreto, no encontro que integra o programa de interiorização Famurs pelo Rio Grande. Prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais dos 26 municípios missioneiros ouviram com atenção todas as orientações transmitidas pela Federação e pelo TCE. Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador geral da Famurs, José Scorsatto.

ICMS, que teve um aumento médio de 4%na AMM, com relação ao que foi previsto para o primeiro trimestre de 2017; aumento do FPM de 4,5% no primeiro trimestre de 2017, em relação ao que foi estimado pelo governo federal; medidas de economia que, segundo pesquisas da Famurs, 73% dos prefeitos gaúchos aderiram no início do mandato, incluindo municípios missioneiros; atrasos na saúde, pois o governo do Estado possui R$ 400 milhões em dívidas com os municípios na área de saúde; repatriação; judicialização da saúde; UPAS; creches; transporte escolar; segurança pública, entre outras pautas municipalistas foram debatidas no encontro, que contou com a apresentação de vídeos institucionais da Famurs, TCE e Banrisul.

Reforço aos prefeitos
Presidente da AMM, Brasil Antonio Sartori salientou a importância da presença da Famurs e do TCE para os gestores missioneiros. “É uma satisfação sediarmos este encontro, pois a Federação e o Tribunal de Contas do Estado são fortes apoios para auxiliar os prefeitos. Tomara que estes encontros de interiorização sejam cada vez mais freqüentes”, ressaltou Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuis, complementando que a Associação dos Municípios das Missões está num ritmo acelerado de reivindicações, em várias frentes de atuação, por isso é fundamental o amparo e a parceria da Famurs.

Neste seguimento, o prefeito anfitrião, Valter Spies, evidenciou que a sede da AMM é o local ideal para debater soluções aos pleitos locais e regionais. “Temos que permanecer unidos e pressionando os governos federal e estadual, para que atendam as demandas prioritárias em prol do crescimento da região das Missões”, frisou Spies.

Fiscalização constante
Vice-presidente da Famurs, Marcelo Schreinert, alertou para o fato de que em todo o país, ninguém é mais fiscalizado que o próprio prefeito. “70 por cento dos prefeitos que poderiam ter concorrido a reeleição, não o fizeram exclusivamente por causa das responsabilidades que recaem diretamente sobre os municípios, especialmente neste momento de crise política nacional”, destacou Schreinert ao afirmar: “durante a atual gestão foram economizados R$ 2,2 milhões. E, ao contrário do que se tem escutado, a saúde financeira da Famurs está muito bem”.

Porta voz dos municípios
Já coordenador regional do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Ricardo Barreto reiterou que “a proposta efetiva do TCE é de trabalhar em conjunto com os municípios, de forma que a gestão pública possa evoluir”. Representando o Banrisul, patrocinador do encontro Famurs pelo Rio Grande, o gerente geral da agência de Cerro Largo, Marino Link, lembrou que neste mês de maio a AMM completa 50 anos de fundação, e merece o devido reconhecimento por sua relevância como porta voz dos municípios missioneiros.

site: AMM
Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...