segunda-feira, 4 de setembro de 2017

UFFS apresenta conceitos elevados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2016

UFFS apresenta conceitos elevados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2016

O curso de Medicina Veterinária, do Campus Realeza, teve o melhor desempenho entre os cursos do país


Publicado em: 04 de setembro de 2017 00h10min / Atualizado em: 04 de setembro de 2017 00h30min


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016 e dois indicadores calculados a partir deste exame: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). 
Os indicadores calculados são para os cursos das áreas de Saúde, Ciências Agrárias e afins, no que se refere ao Enade 2016 e ao IDD, o qual se refere ao indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem, como medida aproximada das suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de Graduação avaliado.

Conforme a procuradora educacional institucional, Cecília Ines Duz de Andrade, “os conceitos atribuídos aos indicadores correspondem a 55% da nota do CPC (Conceito Preliminar de Curso). Dos 45% restantes, 30% corresponde ao corpo docente (porcentagem de doutores e mestres e o regime de trabalho), informações que serão obtidas do Censo 2016. Os 15% que restam são provenientes do questionário do estudante (sobre infraestrutura, organização didático-pedagógica e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional)”. A previsão do Inep para divulgar o CPC é final do mês de setembro.
O reitor da UFFS, Jaime Giolo, salienta a importância institucional da obtenção de conceitos máximos entre os sete cursos de Graduação avaliados no Enade em 2016, com quatro deles alcançando conceito 4 e três cursos com conceito máximo, 5 (entre eles o curso de Medicina Veterinária, que obteve o melhor desempenho entre os cursos do país). Para o dirigente, “a avaliação de desempenho dos estudantes é bastante pertinente, pois é a substância mais preciosa dos processos de aferição de conhecimentos. Ficamos satisfeitos ao constatarmos que a UFFS, depois de poucos anos de sua implantação, consegue resultados tão expressivos. É muito importante que os estudantes e a comunidade regional percebam que existe na Instituição processos pedagógicos relevantes e decisivos para a formação acadêmica. Isso deve fazer parte das opções que devam tomar quando procuram uma Universidade para estudar”.

Relação de cursos da UFFS que tiveram concluintes participantes do Enade 2016 (os conceitos vão do mínimo 1 até o máximo de 5):
Curso Agronomia
Campus Chapecó
conceito Enade: 4

Curso Agronomia
Campus Cerro Largo
Conceito Enade: 4

Curso Agronomia
Campus Erechim
Conceito Enade: 5

Curso Agronomia
Campus Laranjeiras do Sul
Conceito Enade: 5

Curso Enfermagem
Campus Chapecó
Conceito Enade: 4

Curso Medicina Veterinária
Campus Realeza
Conceito Enade: 5 - melhor conceito do Brasil

Curso Nutrição
Campus Realeza
Conceito Enade: 4

Mais informações sobre a divulgação dos resultados do Enad 2016 neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...