terça-feira, 7 de novembro de 2017

TURISMO RURAL MISSIONEIRO.

Turismo Rural Missioneiro foi destaque em reunião do Detur
07 de Novembro de 2017
Com o objetivo de expandir o turismo na área rural, a equipe do Departamento de Turismo (Detur) da Funmissões, com o apoio da Associação dos Municípios das Missões (AMM), promoveu uma capacitação com técnicas da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS (Sedactel). O treinamento, que foi realizado na manhã de terça-feira (7/11), na sede da AMM/Funmissões, em Cerro Largo, reuniu prefeitos, gestores de turismo, secretários municipais, técnicos da Emater, imprensa, operadores de turismo, entre outros participantes que atuam no setor turístico missioneiro.

Diretor do Detur/Fumissões e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein ressaltou a relevância do evento. "A região das Missões, além dos 7 Povos, tem o Santuário do Caaró, o Assunção do Ijuí e muitos outros atrativos turísticos com vasto potencial a ser explorado nos 26 municípios missioneiros, inclusive na área rural", evidenciou Kein, agradecendo a presença dos colegas prefeitos e demais participantes, que sempre prestigiam os eventos regionais. 

EMPREENDEDORISMO RURAL
O treinamento foi conduzido pela coordenadora do Grupo de Trabalho do Turismo Rural do Rio Grande do Sul, Rosana Simões, e pela turismóloga Márcia Merlo. Conforme explanação das duas profissionais da Sedactel, a proposta visa atuar no desenvolvimento do segmento de forma a estruturar, fomentar, capacitar, promover propriedades e empreendedores turísticos rurais, gerando trabalho e renda.
Prefeito anfitrião, Valter Spies, em nome da comunidade local e regional agradeceu a presença de todos, reiterando a importância da iniciativa do Detur em realizar a capacitação para fortalecer o turismo rural. Ele salientou que outro fator que enaltece as Missões é a diversidade de etnias, predominantes há muito anos na região.
UNIÃO MISSIONEIRA
Já o vice-presidente da AMM e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto, evidenciou a presença do governo do Estado na sede da Associação e que a região tem muito a oferecer no setor de turismo. Peixoto fez questão de enfatizar que "com certeza, os expressivos avanços que vêm sendo alcançados pela região, como a recente conquista histórica da emenda impositiva para a ponte internacional Porto Xaver/San Javier, se deve a união e a determinação das liderenças e do povo missioneiro".
De igual maneira, avaliou o prefeito de Caibaté Amauri Pires. "Nunca houve um movimento tão grande de soma de esforços do setor público e privado para viabilizar ações direcionadas ao turismo e outro setores", constatou Pires.

AMM e EMATER
Nesta primeira etapa da capacitação foi entregue um questionário, contextualizando sua importância e esclarecendo dúvidas, que será encaminhado aos responsáveis das propriedades que atuam com turismo rural na região das Missões. Neste sentido, os gestores de turismo, conjuntamente com os técnicos da Emater local, estarão auxiliando no preenchimento e cadastramento junto ao Gupo de Trabalho da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS.
Secretário Executivo do Detur, Marcos Mattos fez um breve relato das últimas ações e resultados obtidos em benefício do crescimento do turismo nos 26 municípios da AMM. Quanto à capacitação, Mattos complementou que uma das finalidades é possibilitar alternativas de emprego e renda, evitando o êxodo rural.

PRÓXIMAS ETAPAS
Na capacitação foi entregue um questionário, contextualizando sua importância e esclarecendo dúvidas, que será encaminhado aos responsáveis das propriedades que atuam com turismo rural na região das Missões. Neste sentido, os gestores de turismo, conjuntamente com os técnicos da Emater local, estarão auxiliando no preenchimento e cadastramento junto à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS. Promoção das propriedades cadastradas, por meio da elaboração de materiais como vídeos, site específico e divulgação em sites parceiros do Grupo de Trabalho, participação em feiras e eventos, estão entre as próximas etapas.

EVENTOS REGIONAIS
Eventos regionais, estaduais, nacionais e internacionais que acontecem neste mês também foram destaques na reunião do Detur. Entre eles, a 32ª Feira do Livro em São Borja (8 a 11/11); Novemberfest em Mato Queimado (10 a 12/11); 3ª Festa do Imigrante em Salvador das Missões (10 a 12/11); I Seminário Internacional de História, Cultura e Turismo da Região das Missões, em Caibaté (17 e 18/11); culminância do projeto Missões pela Vida/2017 - No Outono da Vida - em Cerro Largo (22/11); representação da AMM/Funmissões no Festuris em Gramado e no "Reencuentro de la Cultura Misionera Guaraní", em Mártires, na Argentina. Outros temas relacionados às demandas do Detur foram abordados, como os projetos do BID e de sinalização turística da região.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa-AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...