domingo, 8 de abril de 2018

SANTUÁRIO DO CAARÓ É DESTAQUE EM ROTEIRO TURÍSTICO INTERNACIONAL

Cerro Largo, RS - 08 de Abril de 2018
No Paraguay, comitiva da AMM esteve com o embaixador do Brasil e participou do evento de lançamento do produto turístico religioso das Missões

Uma proposta que une história, religião e mística, com ênfase ao Santuário do Caaró. Este foi o enfoque do lançamento do roteiro turístico religioso, que será comercializado no Paraguay pela NSA Turismo, a maior operadora de turismo do Paraguay, mas operacionalizado na região das Missões/RS/Brasil, pela operadora de Turismo Caminho das Missões. Com a presença de uma comitiva da Associação dos Municípios das Missões (AMM), integrada por representantes do setor público e privado, o evento ocorreu no último dia 5, na embaixada do Brasil, em Asunción/Paraguay.

O Percurso, que será realizado em maio deste ano, vai passar por Porto Xavier, São Luiz Gonzaga, Caibaté (Caaró), São Miguel das Missões, Santo Ângelo e São Pedro do Butiá. Presidente da AMM/Funmissões e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto evidenciou que “o Santuário do Caaró é referência internacional em turismo religioso e faz parte da nossa história, que se mantém viva graças a fé dos povos missioneiros”.

CORAÇÃO NO SANTUÁRIO
O roteiro é mais direcionado ao Santuário do Caaró porque o padre Roque Gonzales, um dos Santos Mártires das Missões, nasceu em Asunción/Paraguay e morreu no Brasil. O coração do santo padre está em Asunción, mas, depois de aproximadamente dez anos, vai regressar ao Santuário do Caaró, em novembro deste ano. “A região missioneira vai vivenciar um momento muito especial de fé e emoção durante a Romaria do Caaró, com a chegada do coração do padre Roque Gonzales”, destacou com entusiasmo, o prefeito de Caibaté, Amauri Pires da Silva.

Historiador e pesquisador, o empresário José Roberto de Oliveira fez uma apresentação do conjunto turístico da região das Missões, mais especificamente sobre o Santuário do Caaró. “Estamos lançando este produto para o mercado do Paraguay, que tem na sua espiritualidade a presença do padre Roque Gonzales como um grande representante dos céus”, ressaltou Oliveira.

De acordo com a empresária Marta Benatti, sócia da operadora Caminho das Missões, este primeiro roteiro foi escolhido pela NSA (Nuestra Senõra de la Asunción) Turismo. “Outras grandes operadoras de turismo do Paraguay também têm interesse em levar visitantes para conhecer a nossa região. A partir deste lançamento pela NSA, outros roteiros missioneiros poderão ser formatados, como o Santuário de Assunção do Ijuí, em Roque Gonzales”, pontuou Benatti.

PRIMEIROS RESULTADOS
Prefeita em exercício de São Miguel das Missões, terra do único patrimônio mundial localizado no sul do país, Jussara Bittencourt reiterou a importância da presença do poder público municipal, neste momento em que o setor privado trabalha pelo turismo religioso missioneiro. “Cabe a nós reestruturarmos os municípios, capacitando as pessoas para bem recebermos nossos turistas. Precisamos unir esforços regionais em favor do turismo dos 26 municípios da região das Missões”, evidenciou Jussara Bittencourt.

Neste contexto, o secretário municipal de Turismo de São Miguel das Missões, Fabiano Moraes, reforçou a relevância deste primeiro roteiro. “Uma das maiores agências do Paraguay começando a vender pacotes turísticos para a nossa região. Brevemente vamos colher os frutos dessa parceria com a NSA, pois no próximo dia 5 de maio estaremos recebendo em torno de 180 visitantes, resultado de contatos que fizemos em Asunción”, comemorou Morais.

APOIO DA EMBAIXADA
Antes do evento, a delegação brasileira, representada pela comitiva da AMM, foi recebida pelo embaixador do Brasil no Paraguay, Carlos Alberto Simas Magalhães, que foi presenteado com alguns mimos, pela comitiva. O chefe do setor comercial da Embaixada, Luiz Felipe Schmidt e equipe, recepcionaram a delegação missioneira com simpatia e cordialidade.

Na pauta do encontro, a história cultural, mística e religiosa missioneira. “Encantado com a religiosidade que envolve o Caaró, o embaixador disse que vai reunir uma comitiva de autoridades paraguaias e, assim que possível, viajará para a região missioneira conhecer o Santuário”, contou o prefeito Amauri Pires. Também o presidente da AMM fez uma explanação sobre a importância e diversidade dos atrativos turísticos missioneiros. “Nos colocamos ao dispor do embaixador em nossa região, assim como ele, com expressivo interesse, afirmou que a embaixada do Brasil no Paraguay está de portas abertas para nos apoiar”, concluiu Peixoto.

Integraram a comitiva missioneira o presidente da AMM/Funmissões, Paulo Peixoto, o prefeito de Caibaté, Amauri Pires da Silva, a prefeita em exercício de São Miguel das Missões, Jussara Bittencourt e o secretário municipal de Turismo, Fabiano Morais, os empresários José Roberto de Oliveira e Marta Benatti, a assessora de imprensa da Prefeitura de São Miguel das Missões, Juliana Mello Vieira, Tiago Heck (Caibaté), Sandoval e Maria Elisa Peixoto (Cerro Largo), Sidney Matoso (São Miguel das Missões), e Karin Schmidt (assessora de imprensa AMM/Funmissões).

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessora de Imprensa-AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...